23 fevereiro 2015

Cabelo cacheado dá trabalho?

As pessoas sempre me perguntam se meu cabelo "dá trabalho". Muitas afirmam que só não voltam a usar os cabelos naturais em função desse suposto "trabalho". Nessas situações fico feliz em poder dizer que meu cabelo exige alguns cuidados mas que tudo isso não é um super desafio. Na verdade a manutenção do cabelo cacheado é mais simples do que se imagina.

O que é preciso para manter o cabelo cacheado?

Quem quer manter o cabelo cacheado natural e saudável mas não quer ter muito trabalho pode recorrer ao shampoo, ao condicionador, ao creme de pentear (ou leave in) e a um bom creme de hidratação. Esse kit básico ajuda bastante quem tem cabelo cacheado e não faz colorações e/ou descolorações com frequência. Uma boa hidratação a cada quinze dias é suficiente para garantir a maciez, o brilho e hidratação dos fios. 

Costumo demorar entre 20 e 30 minutos para finalizar o cabelo - tempo inferior ao que antes precisaria para escovar e/ou pranchar o cabelo para sair - e atualmente, faço fitagem para definir os fios. Após lavar e condicionar o cabelo, utilizo um creme de pentear mais grosso. Com o cabelo dividido em algumas partes, passo o produto nos fios desembarançando e penteando os fios com as mãos (ocasionalmente com pente de madeira). Depois é só esperar secar naturalmente ou utilizar um difusor. Fazendo desse modo, consigo que os cachos fiquem definidos por pelo menos dois dias :) 

O cabelo cacheado pode exigir mais cuidados caso esteja danificado por processos químicos, mas isso vale também para os cabelos lisos. Nesse caso, as máscaras de nutrição e reconstrução entram na lista de produtos para investir. Mesmo assim não é preciso se desesperar. Existem várias marcas com preços acessíveis. Com quinze reais já é possível adquirir uma boa máscara. Um bom shampoo antirresíduos também gira em torno desse valor e dura muito tempo! 

No fim das contas, quem define o tempo investido no cuidado com os fios é você. E é você que define também que produtos utilizar dependendo do objetivo: crescimento dos fios, definição, recuperação, manutenção, etc. 

Quando comecei a usar o cabelo natural comprei vários produtos diferentes e confesso que ainda tenho a mania de querer testar coisas novas. Porém, após um ano e meio de cacheado acabei descobrindo quais produtos e técnicas funcionam melhor para o meu cabelo e tenho alcançado os resultados que eu quero sem muito esforço. 

Cheguei à conclusão de que o Yamasterol - um creme bem baratinho - o pente garfo e o travesseiro de cetim são os melhores amigos do meu cabelo. Percebi tamém que é preciso usar menos creme para garantir mais maciez e volume aos cachos além de evitar esfregar o cabelo com a toalha depois do banho.

Usar o cabelo natural me trouxe mais leveza e isso por si só é maravilhoso. Parar alguns minutos para cuidar dos meus cachinhos não é um "trabalho", mas uma atividade prazerosa de cuidado comigo mesma. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário